Histórico

A Igreja Adventista foi oficialmente organizada em Maio de 1863. No início contou com o trabalho de voluntários que dedicaram esforços para estabelecer a igreja e organizá-la como uma instituição. Em 1860, em Battle Creek, Michigan, EUA, pouco mais de uma centena de congregações de Adventistas escolheu o nome “Adventista do Sétimo Dia” e em 1863 organizaram formalmente o corpo da Igreja com um número de 3.500 membros e 125 igrejas. No princípio, a atuação foi em grande parte limitada a América do Norte, até 1874 quando o primeiro missionário da Igreja, John Nevins Andrews, foi enviado para Suíça. A partir daí começou a expansão para todo o mundo sempre contando com o esforço de valorosos missionários. Hoje a igreja está estabelecida em 209 países.

Com esta expansão e o crescente número de colaboradores, logo no início se viu obrigada a criar um plano de subsistência àqueles que estavam dedicando suas vidas a esta causa. A criação de um fundo para cuidar dos ministros e outros colaboradores, que por causa do trabalho, ficaram doentes ou pela idade avançada já não dispunha de condições para suportar a lide que se exigia, foi discutida em inúmeras ocasiões.

Em 1902, Ellen G. White, uma das organizadoras da igreja, aconselhou em várias cartas a necessidade da criação deste fundo para amparar a estes ministros e colaboradores. A medida que o tempo passava aumentava esta necessidade.

Em 1911, nove anos após a publicação dos primeiros conselhos de Ellen G. White a respeito do assunto, criou-se um fundo para os idosos, doentes e ministros inválidos. Este fundo foi criado na sede da igreja, nos Estados Unidos e tinha como alvo os ministros de lá e aqueles que eram enviados como missionários a outras partes do mundo. Com o passar dos anos, este Fundo se expandiu para incluir assistência financeira a uma larga faixa de colaboradores aposentados.

Em 1916, a Divisão Sul Americana da Igreja Adventista votou a criação deste fundo para a América do Sul com base nos mesmos princípios do que havia sido criado nos Estados Unidos, e com o advento da lei nº 6.435/77 o antigo Fundo deu origem ao atual IAJA que hoje está estabelecido em Brasília.